Mat Pilates, Seus benefícios e Como Praticar

Mat Pilates

O Mat Pilates desenvolvido por Joseph Pilates é uma série de exercícios realizados com o peso do próprio corpo.

Apesar do método ter recebido muitas influências, ele aplicou seu conhecimento de forma autodidata estudando o funcionamento do corpo.

A série de exercícios oferece inúmeros benefícios para o corpo e também para a mente. Nesse artigo, abordaremos esses benefícios e como você pode iniciar essa prática.

Mat Pilates: O método e suas influências

Joseph Pilates o criador do Método Pilates desenvolveu primeiramente os exercícios do Mat Pilates, que significa: Mat= esteira, tapete ou colchonete, que ficou conhecido como Pilates Solo.

Esses exercícios são realizados no chão com o próprio peso corporal brincando com a gravidade e sem o uso de aparelhos.

O Mat Pilates é uma sequência com uma ordem certa já pronta para praticar, onde cada exercício tem um objetivo e o porque está naquela ordem.

No início Joseph desenvolveu 34 exercícios, mas hoje são considerados avançados para quem está começando.

Então após o seu falecimento sua esposa Clara e uma discípula chamada Romana Kryzanowska dividiram o método em 3 partes e classificaram como: iniciante , intermediário, avançado e super avançado, pois isso facilitava muito a aprendizagem motora de quem está começando.

Joseph teve muitas inspirações para desenvolver o Mat Pilates como, influências do Yoga, Ginástica, artes Marciais entre outros.

No entanto, desenvolveu o seu  método a partir de sua visão e conhecimentos adquiridos de uma forma autodidata estudando também o funcionamento do corpo como, biologia, medicina chinesa e anatomia.

Na visão de Joseph temos que construir uma base sólida assim como em uma fundação de uma casa, ou seja com uma estrutura forte e também flexível.

Por exemplo: Um corpo muito forte sem flexibilidade se torna rígido e com isso vem as dores e um corpo muito flexível sem força é mais frágil e suscetível a lesões. 

E essa base se constrói em um processo que é adquirido a cada aula com muita persistência, disciplina e paciência.

Benefícios do Mat pilates

Os Benefícios do Mat pilates são inúmeros:

  1. Melhora da consciência corporal
  2. Fortalecimento da musculatura profunda – Estabiliza a coluna e previne dores e lesões
  3. Mobilidade em todas as articulações
  4. Melhora da postura
  5. Maior flexibilidade
  6. Melhoria na concentração
  7. Alívio do estresse

É um método que complementa e agrega todas as modalidades.

Por exemplo: para quem pratica musculação, irá ajudar muito na mobilidade e força no centro, pois para quem quer o aumento de massa muscular precisa de amplitude nos movimentos e o Pilates melhora isso através da mobilidade e flexibilidade.

Se o intuito é aumentar a carga, precisará de um centro forte, no Pilates é chamado de Power house (mais conhecido como core) conjunto de músculos que estabilizam a sua base são eles: abdominais, glúteos e interno de coxas, com esse centro fortalecido é muito mais seguro o aumento de carga sem se machucar..

É possível fazer exercícios de Pilates fora do estúdio?

Sim. O Mat Pilates pode ser praticado em qualquer lugar pois só necessita de um colchonete para deitar no chão.

No livro que Joseph P. escreveu, e que está citado na referência abaixo, ensina todos esses 34 exercícios desenvolvidos por ele. Você pode começar a praticar apenas acompanhando pelo livro.

Mas para quem está começando é mais recomendado uma aula iniciante básica e você pode começar agora clicando no link abaixo. A professora Amanda ministra uma aula para quem quer começar >  aula iniciante – clique aqui.

Muita atenção para quem está com dor. Em uma escala de medição de dor enumere o grau que você está sentindo de 0 a 10. Se sua dor está no máximo até o número 5, você pode fazer a aula respeitando o seu limite de dor.

Caso a sua dor esteja acima de 5 não recomendamos a prática desta aula. Portanto procure um médico especialista e fisioterapeuta, para saber a causa da dor e orientá-lo da melhor forma.

Segue abaixo uma escala visual de medição de dor:

Os exercícios tanto da parte iniciante como avançada trabalham o corpo inteiro e o iniciante vai construir a base necessária para poder avançar de nível.

Pratique e depois comente como você se sentiu.

Conclusão

A prática do Mat Pilates oferece inúmeros benefícios, como você pode verificar, além de ser um método que pode complementar e agregar em diversas modalidades.

Pode ser praticado em qualquer ambiente e sua prática é muito simples, exigindo apenas a utilização de um colchonete.

Com a aula básica, indicado no link, para iniciantes você pode adentrar no mundo do Pilates rapidamente e colher todos os benefícios dessa prática simples e completa.

Referência:

PILATES, J.H. –  A obra completa  de Joseph Pilates – Sua saúde – O retorno à vida pela Contrologia, São Paulo, SP. Phorte, 2010. Trad. Cecilia Panelli.

Imagem: Foto Canva

Sobre o Autor

Amanda Paulino é formada em Educação Física e Pilates Clássico. Possui mais de 10 anos de experiência na área dando aulas em academias como ginástica fitness, natação e hidroginástica e atualmente ministra aulas em Estúdio de Pilates presencial e On line. Ministra também treinamento e curso para instrutores de Pilates. Sempre está em busca de evoluir o seu repertório passando por constantes atualizações e work shops com profissionais reconhecidos e renomados no Pilates mundial.

Compartilhe esse conteúdo:

Amanda Paulino

Amanda Paulino

Amanda Paulino, é formada em Educação Física e Pilates Clássico, possui mais de 10 anos de experiencia na área, dando aulas em academias como ginástica fitness, natação e hidroginástica. Atualmente ministra aulas em Estúdio de Pilates presencial e online, ministra também treinamento e curso para instrutores de Pilates. Sempre esta em busca de evoluir o seu repertório passando por constantes atualizações e workshops com profissionais reconhecidos e renomados no Pilates mundial.

Artigos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *